Presidente do CFF prestigia trabalho dos farmacêuticos na Vila Olímpica

Um time de 35 farmacêuticos está trabalhando na Vila Olímpica, no RJ

Durante os Jogos Olímpicos, que acontecem até o dia 21, e a Paraolimpíada, em setembro, um time de 35 farmacêuticos está trabalhando na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, no atendimento aos mais de 14 mil atletas e cerca de seis mil outras pessoas envolvidos nas competições. Para oferecer uma assistência farmacêutica medalha de ouro durante os jogos, os preparativos começaram dois anos antes. Uma farmácia e um consultório farmacêutico foram montados no local. Afinal, são 206 países representados, com idiomas, culturas e inclusive hábitos próprios de automedicação.

O trabalho da equipe foi conferido de perto pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, nesta terça-feira. Ele ressaltou a enorme satisfação em ver farmacêuticos executando um trabalho tão especializado, complexo e de alta especificação técnica, em sintonia com o momento atual vivido pela profissão. “É um orgulho ver a atuação clínica e o consultório farmacêutico, que o CFF lutou para consolidar no Brasil, materializados na Vila Olímpica. E mais ainda, ver este o trabalho do farmacêutico sendo amplamente valorizado pela equipe”, comentou.

Walter Jorge João foi recebido pelos farmacêuticos Cátia Cristina Gomes Gonçalves, coordenadora da farmácia, e Mark Stuart, representente do Comitê Olímpico Internacional (COI), além do diretor médico do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ortopedista João Grangeiro.

Para Cátia Cristina Gomes, a presença dos representantes do CFF significou reconhecimento ao trabalho da equipe. “Nós, da coordenação, e também os voluntários, estamos nos sentindo muito prestigiados. É um atuar profissionalmente em um evento tão bacana, para um público tão especial, e ver que estamos em sintonia com o momento vivido pela profissão no país.” Mark Stuart comemorou os elogios recebidos do presidente do CFF, que para ele representam o reflexo do bom andamento do trabalho planejado e realizado pela equipe.

O conselho teve participação decisiva na composição do grupo que está atuando nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, ao emitir nota técnica permitindo aos profissionais de outros estados e países atuarem durante o evento. Acompanharam a visita à Vila Olímpica, os assessores da Presidência do CFF, Josélia Frade e Tarcísio José Palhano, e pelo farmacêutico da Assessoria Técnica e atleta olímpico, Jarbas Tomazoli.

Acesse mais fotos do evento.