Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Presidente do CRF/MS entrega carteira profissional a 23 novos inscritos

Antes de entregar as carteiras, Abrão enfatizou que os profissionais saem com a inscrição provisória no CRF/MS, até que tenham o diploma de conclusão do curso

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, entregou 23 carteiras profissionais aos mais novos inscritos no Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul. As boas-vindas aos farmacêuticos contou com um bate-papo sobre a função do Conselho e os direitos e deveres dos profissionais.

A entrega foi realizada nesta segunda-feira (04). Antes de entregar as carteiras, Abrão enfatizou que os profissionais saem com a inscrição provisória no CRF/MS, até que tenham em mãos o diploma de conclusão do curso.

“A partir de hoje vocês passam a ser farmacêuticos com o direito de trabalhar”, parabenizou Abrão. O presidente explicou que para todas as profissões regulamentadas é preciso ter um órgão fiscalizador e que este é o papel desenvolvido pelo CRF/MS. “O Conselho é responsável por garantir à sociedade que vocês são farmacêuticos formados e capacitados para exercer a profissão”, completou.

Na oportunidade Abrão falou também sobre o CFF (Conselho Federal de Farmácia), o órgão máximo da profissão farmacêutica. Criado em 1960, o Conselho dita resoluções como a que estabelece a área de atuação dos profissionais e é composto por conselheiros federais de cada Estado.

“Os CRF’s são obrigados a fazer cumprir todas as regras. O CRF é um órgão da sociedade e existe para garantir à população a certeza de ser atendida por um farmacêutico formado e que segue um código de ética. O Conselho protege a profissão porque evita que pessoas sem escrúpulos se auto-designem farmacêuticos e atuem como tal”, completou.

O presidente falou ainda sobre as fiscalizações do CRF/MS que são realizadas por fiscais farmacêuticos concursados em todo o Estado que vistoriam o profissional no exercício da sua função e se estabelecimentos estão funcionando sem farmacêuticos. “Fora os fiscais, o CRF/MS têm quatro diretores e 15 conselheiros farmacêuticos eleitos pela categoria”, explicou Ronaldo Abrão.

Além de órgão fiscalizador, o CRF/MS também atua como cartório, já que tem o poder de emitir carteira de identidade profissional e faz toda a parte documental para o exercício da profissão.

Abrão fechou as boas-vindas aos novos farmacêuticos enfatizando que tudo o que profissional for fazer profissionalmente precisa de autorização do Conselho e pedindo pela valorização da categoria. “Nós temos que nos defender, somos importantes para o estabelecimento e para a sociedade que nos procura. A hora que eu, farmacêutico, não estiver aqui, baixe as portas”, disse Abrão sobre a presença obrigatória do farmacêutico.

Os novos inscritos que pegaram a carteira profissional nesta semana estão com a inscrição provisória do CRF/MS até que recebam o diploma. Esta modalidade de inscrição pode ser solicitada após a colação de grau e tem a validade de 180 dias, podendo ser renovada por mais um período de 180 dias. A renovação ou inscrição permanente tem que ser solicitada no máximo 30 dias antes do vencimento, para ser deliberada em Reunião Plenária anterior ao vencimento do prazo de validade. Caso contrário, automaticamente a inscrição será baixada, bem como a responsabilidade técnica, se houver – por motivos do prazo da inscrição provisória ter expirado.

Em ambos os casos, a carteira deverá ser obrigatoriamente devolvida ao CRF/MS. Se o farmacêutico deixar que o prazo da inscrição provisória expire, terá que pagar nova taxa de inscrição no Regional além das taxas que serão cobradas normalmente.

Para tirar dúvidas e entender sobre o funcionamento do CRF/MS, acesse o link “Dúvidas Frequentes” no site do Conselho.