Presidente do CRF/MS participa do I WORKSHOP sobre a Farmácia Viva

O primeiro workshop Apresentação e sensibilização dos profissionais de Saúde sobre a Farmácia Viva aconteceu na Capital, nesta sexta-feira(04.11), e foi uma realização Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Atenção à Saúde e da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica Municipal e Estadual. O evento, que teve como objetivo apresentar e sensibilizar os profissionais de Saúde sobre a farmácia viva como uma opção terapêutica eficaz na atenção básica, melhorando o acesso da população às plantas medicinais e fitoterápicos, contou com palestra de autoridades no assunto. O evento, que tem como objetivo apresentar e sensibilizar os profissionais de Saúde sobre a farmácia viva como uma opção terapêutica eficaz na atenção básica, melhorando o acesso da população às plantas medicinais e fitoterápicos, é resultado de uma iniciativa das farmacêuticas Juliane Bressan Guerra Miazato e Isabele Pasco de Pauli. Ambas, pós-graduandas, escolheram como tema para sua monografia Farmácia Viva: Um novo caminho para a saúde em Campo Grande. De acordo com Juliane Bressan, a identificação com a fitoterapia levou as farmacêuticas até Brasília, para conhecer as instalações da Farmácia Viva naquele estado. Da visita surgiu a idéia do convite ao Farmacêutico-Chefe do Núcleo de Suporte à Assistência Farmacêutica em Terapias Não-convencionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Drº Nilton Luz Netto Júnior para palestrar em Campo Grande. Com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, do CRF/MS, e realização das Coordenadorias Estadual e Municipal de Assistência Farmacêutica, o Workshop trouxe então a realidade da Farmácia Viva ao conhecimentos das autoridades de saúde da Capital sul-mato-grossense. PALESTRAS O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão palestrou sobre O Uso das Plantas Medicinais, e ainda do Farmacêutico-Chefe do Núcleo de Suporte à Assistência Farmacêutica em Terapias Não-convencionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Drº Nilton Luz Netto Júnior, também representando o Conselho Federal de Farmácia. Também participaram a Profª. Maria do Carmo Vieira Coordenadora de Pesquisa Universidade Federal da Grande Dourados, falando sobre a experiência com cultivo de plantas medicinais no Horto da UFGD, em Dourados-MS; e sobre Fitoterapia X Homeopatia, a farmacêutica Ana Paula Busato Zandvalli Diretora Executiva da Farmácia de Manipulação Vide Vida.