Profissionais lotam auditório em capacitação sobre Compras Públicas

Foram dois dias de evento

O CRF/MS, através de sua Comissão de Saúde pública, realizou nessa quinta, 12, e sexta-feira, 13, uma capacitação para profissionais que atuam na área de compras públicas de medicamentos. Farmacêuticos e servidores de outras áreas que fazem parte do processo lotaram o auditório do Conselho, em Campo Grande.

“O Conselho, por meio das comissões, tem procurado avaliar as demandas e contribuir de alguma forma. Nos foi feita uma solicitação durante reunião plenária pelo conselheiro Racib Harb para trazer palestras sobre o processo de compras públicas e nós viabilizamos, pois sabemos da importância desse processo”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

“Essa é uma demanda antiga dos profissionais que trabalham no setor de compras públicas. Hoje não cabe mais amadorismo. Temos que melhorar o sistema de compras e nossa comissão vai trabalhar para profissionalizar a farmácia de modo geral na saúde pública”, garante o presidente da Comissão de Saúde Pública, Wilson Hiroshi.

A programação teve início na quinta-feira com a palestra sobre “Ata de Registro de Preços”, que foi ministrada pelo farmacêutico, Fábio Rogério Gomes Pereira, que é da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica do Estado do Espírito Santo. “Nosso objetivo foi mostrar um pouco da nossa experiência no Espírito Santo para ver se pode ajudar os profissionais daqui”, explica o palestrante.

Já na sexta-feira, o “Curso de Compras Públicas de Medicamentos” durou todo o dia e foi ministrado pelos representantes da Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – SCMED, Leandro Pinheiro Safatle, Maria Ilca da Silva Moitinho e Joel Almeida Dos Santos.

“ Nós apontamos como a SCMED pode ajudar quem está trabalhando no processo de compras públicas. Explicamos como funciona, as regras, preço teto de medicamentos e mecanismos que se tem para coibir abusos de mercado, para que se possa comprar medicamentos por um preço justo”, declara o Secretário Executivo da SCMED, Leandro Pinheiro Safatle, que completou: “A ideia é dar um norte e referências para os profissionais fazerem essa compra pública. Esse contato é importante, pois conversando com quem está na ponta podemos saber quais as necessidades para tentar auxiliar”.

A farmacêutica, Janaina Maier, veio de Rio Brilhante para participar do curso. Como está envolvida no processo de compras públicas, a capacitação ajudará a profissional. “Esse foi o meu primeiro ano que estive envolvida em um processo de licitação. Mas em 2016 eu estarei a frente, elaborando o processo. Eu tinha muitas dúvidas por conta da legislação, pois o processo é complexo. Por isso quando soube do curso, logo garanti a participação”, conta a profissional.

Com palestrantes da Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – SCMED

Posted by Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul on Sexta, 13 de novembro de 2015

A palestra foi realizada nesta quinta-feira, 12 de novembro, na sede do CRF/MS

Posted by Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul on Quinta, 12 de novembro de 2015