Profissionais recebem Medalha de Honra ao Mérito Farmacêutico

A entrega foi realizada durante reunião plenária em Campo Grande

Foi realizada na noite dessa sexta-feira (22), em Campo Grande, a solenidade de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Farmacêutico – Kalil Nabhan de Barros. Profissionais que prestam relevantes serviços para a sociedade receberam a medalha.

A solenidade foi durante a segunda reunião plenária de 2019. Na primeira plenária, realizada em Dourados, também foi feita entrega da medalha.

Dr Kalil foi Conselheiro Efetivo do CRF/MS no mandato de 2012 a 2015, presidente da junta diretiva do CRF/MS no período de 01/01/2014 a 30/04/2014. Dr Kalil contribuiu muito com a profissão e ainda foi membro da Comissão de Análises Clínicas de 2014 a 2016.

Os homenageados nesta entrega foram:

Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara

Já foi diretor do CRF/MS. Atualmente é membro da Comissão de Saúde Pública do CRF/MS. Atual Conselheiro Nacional de Saúde, representando o CFF. Contribuiu grandemente na implantação do serviço de farmácia clínica na Sesau.

Maria Beatriz Benitez Ferez

Foi presidente da Anfarmag/MS de 2015 a 2017. Hoje é vice-presidente na associação. É referência no trabalho magistral em Mato Grosso do Sul, atuando desde 1991.

Márcia Paula Ribeiro Arão

Atual presidente da Anfarmag-MS, gestão de 2018 a 2019. proprietária há 21 anos de farmácia magistral. Pós graduada em hemoterapia pela unicamp e em manipulação e cosmetologia pelo Instituto Racine.

Paulo Siufi

Paulo é médico pediatra, já foi vereador e deputado estadual. Durante exercicio parlamentar foi um dos que mais beneficiou a profissão farmacêutica e outras áreas da saúde. Entre as leis de autoria dele está a que estabelece diretrizes para a regulamentação dos serviços clínicos farmacêuticos no estado, a que obriga as farmacias públicas a oferecer recipientes para coleta de medicamentos, e a lei que dispoe sobre a proibição do funcionamento dos cursos de graduação da área da saúde na modalidade EaD desde que não ultrapasse 20% da carga horária total.

Fabio Luis Miotto

Fábio foi farmacêutico da rede básica do município, tenente do exército por sete anos no Hospital Geral de Campo Grande, sócio proprietário de uma clínica de oncologia, farmacêutico no banco de sangue de Mato Grosso do Sul e representante regional da Sobrafo.

Camila Guimarães Polisel

Camila é professora do curso de farmácia da UFMS, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em saúde da UFMS. Coordena projetos de extensão direcionados ao fortalecimento e ampliação dos serviços clínicos farmacêuticos. além disso, também se dedica a coordenação de projetos de ensino e pesquisa.

Osnei Okumoto

Osnei é Conselheiro federal suplente por Mato Grosso do Sul e secretário estadual de saúde do Distrito Federal. Formado em farmácia bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá, Okumoto tem pós-graduação em gestão de hemocentros e metodologia e técnicas de ensino. Em Mato Grosso do Sul, foi chefe da divisão médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia, presidente da Fundação de Serviços de Saúde, presidente do Conselho Regional de Farmácia. No Ministério da Saúde, foi coordenador-geral de Laboratórios de Saúde Pública.