Programa Farmácia Popular chega a 70% dos municípios mais pobres
A presidente Dilma Rousseff disse, nesta segunda (5), que o programa Aqui Tem Farmácia Popular está presente em 70% dos municípios mais pobres do país. O objetivo é oferecer medicamentos com desconto ou de graça em farmácias e drogarias em mais de 20 mil estabelecimentos cadastrados de 3.000 cidades brasileiras. No início do ano, eram 15 mil farmácias credenciadas.
O custo dos remédios pesa mais no bolso das famílias mais pobres, por isso solicitei ao Ministério da Saúde que ampliasse o número de farmácias nas cidades mais pobres. E nós estamos chegando lá. A rede Aqui Tem Farmácia Popular já está em 70% destes municípios, afirmou.
Dilma citou que em agosto 2,68 milhões de pessoas receberam de graça remédios para hipertensão e diabetes. Ela comentou também que um grande desafio da saúde pública no país é a falta de médicos e sua má distribuição pelo território nacional.
Uma das coisas que estamos fazendo é incentivar os médicos recém-formados a prestar serviços em postos e centros de saúde públicos. A partir de agora, o recém-formado que trabalhar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), vai ter sua dívida do financiamento estudantil reduzida. Esses jovens vão prestar serviços em 2 mil municípios, onde a carência de médicos é maior.
Quem aceitar, pode ter um bom desconto no financiamento ou mesmo acabar fazendo todo o curso de graça. Hoje, já temos 5 mil destes 24 mil alunos de Medicina que acessaram o Fies [Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior], formados ou se formando, e em condições de ir trabalhar na rede pública, informou a presidente.