Projeto de Farmacovigilância é aprovado por unanimidade na Câmara Municipal

Foi votado nesta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de Campo Grande o Projeto de Lei 245/09 proposto pelo vereador Paulo Siufi, atendendo solicitação do CRF/MS - Conselho Regional de Farmácia e Sinfar/MS – Sindicato dos Farmacêuticos do MS, que implanta a Farmacovigilância e o Programa de Farmácias Notificadoras na capital, o que obrigará as farmácias e drogarias a fazerem a notificação compulsória de reações adversas e queixas técnicas de medicamentos. Contando com apoio dos vereadores Dr Loester, Ribeiro, Flávio César e Dr Jamal, membros da Comissão de Saúde da Casa de Leis, o projeto foi amplamente defendido pelo vereador Paulo Siufi, que ressaltou a importância do profissional formado nas farmácias, único com preparo para responder pelas reações adversas, e vigilância dos medicamentos comercializados. O farmacêutico é essencial nas farmácias. Precisamos lutar contra o vício de ‘empurrar’ remédios ao consumidor, indicado pelo balconista. Para indicação, alteração ou substituição de um medicamento, apenas o profissional registrado no CRF possui competência, defendeu o vereador. Siufi exaltou ainda o trabalho realizado pelo CRF/MS na figura de seu presidente. Ronaldo Abrão é incansável na busca de serviços sérios de notificação e a valorização do profissional que passou anos em uma faculdade se preparando para atender e orientar a população, finaliza. Este projeto é o mesmo apresentado pelo então Deputado Sergio Assis na Assembléia Legislativa em 2006, redigido pelo atual Conselheiro Federal de Mato Grosso do Sul, Ricardo Ferreira Nantes, na época, Diretor Tesoureiro do CRF/MS. Aprovado por unanimidade, o projeto foi elogiadopelo vereador Carlão e pela vereadora Magali Picarelli, que reconheceu a importância do farmacêutico. Entrar em uma farmácia e ser orientado pelo profissional habilitado é garantia de saúde, respeito e segurança à população, afirma a vereadora. Já o vereador Dr Loester, explicou que este projeto veio na melhor hora, diante das mudanças acompanhadas no ambiente das farmácias.Estamos resgatando o sistema de saúde no Brasil e aqui na capital, observamos ambientes contraditórios a verdadeira proposta de uma farmácia. Transformar estes locais em conveniências desrespeita a saúde, explica. Participaram ainda da seção os vereadores, Paulo Pedra, Ribeiro, Cabo Almi, Vanderlei Cabeludo, Thais Helena, Mario Cesar, Flávio, João Rocha, Lídio, Saráiva, Herculano e Marcelo Bluma. Participaram também do evento acadêmicos de farmácia, o presidente do SinfarMS, Luiz Mendes Jr, o vice-presidente do CRFMS Wilson Hiroshi, o Assessor Jurídico Marcelo Alexandre Silva e o presidente do Conselho, Ronaldo Abrão, que agradece o empenho do vereador Paulo Siufi, sempre atuante e solidário nas questões que envolvem a saúde pública. é nisso que queremos ver transformada a Farmácia, um estabelecimento de saúde pronto para atender o cidadão. Conclui.