Projeto que institui o Dia do Farmacêutico é aprovado na Câmara
Os farmacêuticos do município de Campo Grande poderão comemorar o Dia do Farmacêutico todo o dia 25 de setembro de cada ano. As celebrações decorrentes desta data farão parte do calendário escolar, cultural e turístico. O projeto aprovado em segunda discussão e votação, tem autoria da vereadora prof Rose (PSDB) e do presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi (PMDB). A proposta visa homenagear e prestigiar os profissionais farmacêuticos, que atuam com responsabilidade no cuidado com a vida dos cidadãos campo-grandenses.
De acordo com os autores da proposição, a homenagem é uma oportunidade para consagrar a profissão, e fazer com que a sociedade também saiba quais as atribuições inerentes aos farmacêuticos. Pelo texto, a data servirá também para a realização de diversas atividades relacionadas a atuação dos farmacêuticos junto a população e a própria classe profissional, servindo de fortalecimento da assistência farmacêutica por parte de autoridades do âmbito municipal, estadual e federal no contexto da saúde pública.
Ainda durante a sessão desta quinta-feira (02.06) os vereadores da Capital aprovaram, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei nº 6.933/10, de autoria do vereador Paulo Siufi, que altera a redação da Lei nº 3.029/93, de 27 de dezembro de 1993. A proposta visa substituir a denominação da categoria profissional
Bioquímico para
Farmacêutico, pois a denominação bioquímico dá-se aos profissionais farmacêuticos de forma complementar a sua formação em farmácia, não havendo profissional denominado simplesmente bioquímico.
Segundo o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, que acompanhou a votação juntos com representantes da categoria e acadêmicos de farmácia, esta mudança garante que o profissional da Capital receba um adicional, que antes não era pago, simplesmente, por uma questão de redação.