Projeto Visa Mobiliza realiza reunião no próximo dia 27 em Campo Grande

Campo Grande sedia no próximo dia 27 de maio mais uma reunião do Projeto Visa Mobiliza, realizado pela Vigilância Sanitária em parceria com diversas instituições e entidades do país. O Projeto foi criado com o objetivo de sistematizar e harmonizar as ações de Educação, Comunicação e Mobilização em Visa a serem realizadas com as diversas entidades sociais, incluindo as de defesa do consumidor e os movimentos de defesa da saúde para os próximos 10 anos, desenvolvendo ações relacionadas à Comunicação, Educação e Mobilização em Vigilância Sanitária que contribuam na construção de co-responsabilização social na proteção e promoção da saúde, fortalecendo a integração dos diferentes participantes com a vigilância sanitária. Em Mato Grosso do Sul, a primeira reunião do Visa Mobiliza ocorreu no dia 06 de abril deste ano e várias temas foram debatidos, gerando a elaboração de diversas propostas e ações. Contando com a participação de entidades de diferentes setores relacionados à saúde, comunicação, educação e direito do consumidor, cada setor ficou responsável pelo desenvolvimento de atividades e a disseminação de ações voltadas às prática das Vigilância Sanitária. Ao CRF/MS, junto aos demais conselhos, coube coordenar ações efetivas de fiscalização e orientação aos profissionais da área e oferecer espaço para a realização de mais reuniões do grupo. Abraçaremos todas as lutas em que o ganho seja a saúde, explica Ronaldo Abrão, presidente do CRF/MS. Durante a reunião, serão debatidas ações educativas através da publicidade voltadas à informação da população quanto os cuidados com os medicamentos e a importância da orientação no consumo de remédios. O foco dessa reunião serão os medicamentos e a comunidade. Vamos distribuir kits aos participantes contendo informações importantes e um cd onde estará disponível todo material necessário para que este tema seja trabalhado em vários setores, explica a representante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Simone Ribas. Além de Mato Grosso do Sul, durante o primeiro semestre de 2010 os estados de Santa Catarina, Bahia, Ceará, Sergipe e Amapá recebem sediam as reuniões e recebem as orientações do Projeto Visa Mobiliza. A reunião do dia 27 de maio será realizada no auditório do CRF/MS, localizado na Rua Rodolfo José Pinho, 66, às 14 horas.