Receitas médicas deverão ser digitadas ou em letra de forma

Se continuar no atual ritmo, os deputados estaduais conseguirão limpar a pauta antes do término do ano legislativo. Na votação dos projetos de lei, o deputado Paulo Corrêa usou a palavra, na sessão de 4 de dezembro, para elogiar a iniciativa da deputada Celina Jallad e declarou voto favorável ao projeto de lei da parlamentar que dispõe sobre a expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas em computador em Mato Grosso do Sul. "Quero parabenizar a deputada Celina pela iniciativa. Com este projeto, vamos acabar  com os hieróglifos, que são as letras dos médicos. Com a receita aviada pelo computador, todos terão a oportunidade de entender o medicamento receitado. Deputada Celina, quero declarar meu voto ao seu projeto", disse ele. Celina Jallad explicou que sua proposição é resultado da preocupada em facilitar a leitura de receituários médicos e de dentistas, em razão da dificuldade de leitura dessas receitas por profissionais que trabalham na manipulação de medicamentos e do público assistido pelos médicos. Ela destacou ainda que a escrita clara e compreensível evitar riscos de possíveis equívocos praticados por farmacêuticos e enfermeiros, entre outros profissionais de saúde, ao ministrarem o medicamento nos pacientes. "Nossa proposta prevê que, no momento da consulta, o médico prescreva os medicamentos em receita digitada no computador, impressa e assinada por ele - com o devido carimbo de identificação. Em casos de emergência, caso o profissional não tenha computador disponível, a receita deve ser emitida em letra de forma. Uma forma simples de facilitar a vida de profissionais que atualmente enfrentam dificuldades na tradução das receitas médicas", disse ela.