Retrocesso na liberação da venda de medicamentos em prateleiras

Palestrante: Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara, Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul - CRF/MS desde 2008, atualmente encontra-se exercendo o cargo de presidente em exercício por motivos de afastamento temporário
do atual presidente Ronaldo Abrão.

O anúncio, por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da revogação da Instrução Normativa nº 10, permitindo a disposição dos MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição Médica) fora dos balcões de farmácias, causou indignação do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) e do CFF (Conselho Federal de Farmácia). Os conselhos regionais e Federal são unânimes em considerar retrocesso disponibilizar qualquer medicamento ao alcance livre da população, além de ser um incentivo à cultura da automedicação do brasileiro e representa, de fato, um risco à saúde da população.