Retrospectiva 2012: um ano de conquistas para a classe farmacêutica

O ano de 2012 foi de lutas e vitórias para os farmacêuticos. De janeiro a dezembro, o CRF/MS esteve de portas abertas para os profissionais, sem deixar de cumprir o seu papel: garantindo à sociedade um serviço de qualidade e fortalecendo a Farmácia em Mato Grosso do Sul. O CRF/MS faz a retrospectiva dos trabalhos de maior destaque neste ano, desde a posse da nova presidência, inauguração, ampliação e regularização da sede do Conselho, até casos de investigação policial sobre descarte incorreto e comercialização de medicamentos. Bandeira que o CRF/MS carrega como pioneiro: de alertar à população sobre os riscos do uso indevido e os prejuízos do descarte inadequado.

Para fortalecer a profissão, 2012 foi o ano de lançamento da campanha pela valorização profissional do farmacêutico realizada pelo CFF e com a parceria do CRF/MS. Uma forma unificada de divulgar por todo País o tema “Farmacêutico, indispensável à sua saúde” e mostrar em TV aberta, canais por assinatura, spot em rádios nacionais, peça para internet e outdoor, as áreas de atuação do farmacêutico.

Este ano começou com a posse da nova diretoria do CRF/MS. Mantendo o princípio da transparência, logo em janeiro as atividades que se desenrolaram ao longo deste ano, saíram do trabalho do presidente Ronaldo Abrão, do vice-presidente, Wilson Hiroshi de Oliveira Uehara, da secretária-geral, Roberta Barbosa Lopes Francisco e do tesoureiro Adam Macedo Adami.

Em janeiro, Ronaldo Abrão, por indicação do conselheiro federal, Ricardo Nantes, recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico. Reconhecimento aos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da profissão. Indicado por suas realizações, não só a frente do Conselho, mas junto à sociedade e também por exercer sua profissão com maestria e dedicação.

Em março, o CRF/MS deu um passo para a nova fase na história desta Autarquia Federal, ao apresentar a reforma, ampliação e regularização da sede própria. Cerimônia de solenidade que contou com o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João e demais autoridades. Na ocasião também foram entregues homenagens em reconhecimento aos serviços prestados, profissionais que se tornaram amigos da casa, entre eles, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João e o presidente da Comissão de Ética do CRF/MS, Ronaldo de Jesus Costa.

No mês seguinte, foi a vez do Conselho dar um passo importante para a destinação ecologicamente correta dos medicamentos vencidos na Capital, com a parceria entre CRF/MS e Oxinal Ambiental, empresa que atua no setor de gerenciamento de resíduos, as farmácias, indústrias e laboratórios inscritos e regulares no Conselho passaram a ter vantagens e descontos para o descarte e ainda auditoria ambiental para se adaptarem ao Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

No mesmo mês, o CRF/MS participou da Cidade da Saúde, ação realizada pela Campanha da Fraternidade, onde recolheu 13 quilos de medicamentos vencidos, orientou a população e ainda aferiu pressão e fez a dosagem de glicemia.

Entre maio e junho, as ações foram voltadas à educação. Primeiro com o Ciclo de Palestras sobre a Logística da distribuição e transporte de medicamentos no Brasil e o Gerenciamento de resíduos de saúde. No final do mês, o CRF/MS realizou o concurso público para os cargos de Farmacêutico Fiscal, Contador e Assistente Administrativo.

Em junho, a discussão sobre descarte de medicamentos vencidos tomou proporção ainda maior com a formação do GTE (Grupo de Trabalho Estadual) para a implantação da campanha da Anvisa para descarte correto de resíduos de medicamentos em Mato Grosso do Sul como um dos estados pioneiros nessa ação. O grupo foi composto pelo CRF/MS, Anvisa, poder público e iniciativa privada.

O mês de comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcado por Ciclo de Palestras sobre Análises Clínicas, Políticas Públicas e o Mercado Atual para o Farmacêutico. Além da realização do Jantar de Gala, que contou com a presença de 200 farmacêuticos e seus convidados. Confraternização à altura da comemoração pela profissão.

Em outubro, mês das eleições, o CRF/MS demonstrou todo apoio aos candidatos farmacêuticos. Em Brasilândia, o farmacêutico Jorge Diogo (PT) foi eleito prefeito do município, com 58,6% dos votos.

Ainda no mesmo mês, o CRF/MS encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal sobre o descarte incorreto de medicamentos no lixão de Douradina. Frascos por inteiro, depositados sem cumprir normas de segurança e parte deles incendiados, em uma tentativa de incineração.

O mês de novembro começou com homenagem a 44 farmacêuticos na Câmara Municipal de Campo Grande. A solenidade, em comemoração ao Dia do Farmacêutico, reconheceu os serviços prestados à sociedade do presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão e também do ex-presidente do CRF/MS e conselheiro federal, Osnei Okumoto.

Ainda no decorrer de novembro, o CRF/MS pediu punição mais severa aos envolvidos na venda de medicamentos no camelódromo. A Polícia apreendeu no local, o medicamento Citotec, utilizado para provocar aborto, Pramil, indicado para disfunção erétil e Sibutramina, medicamento usado para emagrecimento.

O ano de 2012 foi também marcado pela realização da Plenária Itinerante do CRF/MS, em Dourados. A 11ª Reunião Plenária Ordinária foi realizada na Região Sul do Estado com o intuito de aproximar Conselho e farmacêuticos.

“Para 2013 haverá boas surpresas para a categoria. A profissão farmacêutica de Mato Grosso do Sul será destaque Internacional”, afirmou Ronaldo Abrão.