Ronaldo Abrão fala das ações do CRF/MS no projeto Cidade da Saúde em entrevista

Em entrevista à Rádio Imaculada, o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, falou na manhã dessa terça-feira (27), sobre a participação do Conselho na Cidade da Saúde, da Campanha da Fraternidade 2012, com o tema voltado à saúde pública.

No dia 15 de abril, os altos da avenida Afonso Pena serão tomados por ações acerca do tema da Campanha, ocasião em que o CRF/MS vai dar palestra sobre os riscos dos medicamentos nas residências.

“Além das ações sociais, vamos explicar o que são medicamentos, os cuidados que precisamos ter, onde e como eles devem ser guardados em casa”, disse Abrão.

O CRF/MS também vai participar aferindo pressão e medindo a taxa de glicose.

Durante a entrevista, Abrão enfatizou os cuidados que a população precisa ter com os medicamentos dentro de casa.

“Mesmo com a embalagem o medicamento deve ser bem guardado. Ele não pode ficar na cozinha ou banheiro, que são lugares de umidade, de calor. O ideal é que fiquem em um armário no alto, longe das crianças”.

Abrão também ressaltou a precaução necessária para com os idosos. “Por vezes eles esquecem e podem ingerir novamente e causar uma intoxicação”.

Na Cidade da Saúde, que será realizada no dia 15, o CRF/MS vai disponibilizar ao público, recipientes para que sejam descartados ali os medicamentos vencidos. “Nesse dia vamos recolher de forma simbólica, 80% dos medicamentos vencidos não estão nas farmácias, estão em nossas casas. É uma verdadeira arma”, completa Abrão.

Quanto ao descarte, o presidente do CRF/MS citou a importância da destinação correta e ainda comentou sobre a abertura de uma empresa de coleta de lixo hospitalar, que também fará a incineração de medicamentos.

“Pedimos que a população guarde-os em casa por enquanto. Existem farmácias que fazem o recolhimento de forma particular e voluntária, mas em breve teremos um local destinado a isso, que virá junto com o funcionamento desta empresa. É uma luta antiga do CRF/MS”.

A Cidade do Natal nos altos da avenida Afonso Pena será transformada em Cidade da Saúde pelo projeto “Promover Saúde é Promover Vida”, em alusão ao tema da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O evento será realizado no dia 15 de abril, das 08h00 às 18h00, com um total de 120 tendas para oferecer aos visitantes informações educativas e preventivas sobre saúde.