Ronaldo Abrão fala sobre atribuições do CRF/MS e o que o mercado espera do novo farmacêutico

O presidente do Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul, Ronaldo Abrão proferiu palestra, hoje (29) pela manhã, para os alunos do curso de farmácia da Universidade Anhanguera Uniderp. O convite foi realizado pela coordenadora de curso, Professora Msc. Françoise Carmignan. Françoise justificou seu convite dizendo que é extremamente importante que os acadêmicos conheçam a realidade da categoria e que saibam de que forma podem contar com o Conselho Regional de Farmácia no desempenho de suas funções. Durante a palestra Ronaldo explicou aos acadêmicos como é realizado, depois da colação, o registro no CRF, quais os caminhos, e as responsabilidades que eles irão encontrar ao se desligarem da Universidade e tornarem-se Farmacêuticos. Ronaldo Abrão falou ainda sobre as "Atribuições dos Conselhos Regional e Federal de Farmácia e detalhou normatizações importantes como as leis que regem a profissão, as resoluções do Conselho Federal de Farmácia e as resoluções da Anvisa. E apesar de acreditar ser fundamental que o profissional farmacêutico conheça todas leis que dizem respeito a sua profissão, Ronaldo procurou passar aos acadêmico o que é preciso para que o farmacêutico seja imprescindível do ponto de vista do usuário dos serviços em saúde: ser prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde; ser capaz de tomar decisões; ser comunicador; ser líder; gerente; atualizado permanentemente; e educador. O presidente do CRF/MS ainda justificou a importância da presença, em tempo integral, do farmacêutico no estabelecimento afirmando que a assistência farmacêutica, mais do que um grande benefício, é um direito do consumidor, e tem grande importância, pois envolve questões como : - A orientação quanto ao uso racional dos medicamentos; - A intercambialidade (garantindo uma redução nos custos com a mesma eficiência terapêutica); - A interação medicamentosa (que pode causar até óbitos); - O controle da pressão arterial e da glicose, entre outros serviços de relevância para a saúde da população. - Promover a adesão ao tratamento, acompanhamento do tratamento observando a eficácia do tratamento e relatando ao médico possíveis não conformidades Abrão fez questão de ressaltar aos acadêmicos, futuros farmacêuticos, que não prestar efetiva assistência com qualidade pode gerar descrédito do profissional perante os usuários dos serviços e sanções como responsabilidade administrativa perante o órgão fiscalizador do exercício profissional (CRF); responsabilidade civil (dever de indenizar por danos causados ao consumidor); responsabilidade criminal e responsabilidade administrativa. E ao finalizar sua palestra o presidente do CRF/MS mostrou na íntegra a Instrução Normativa N°9 DA RDC 44/2009 que relaciona quais são os produtos que podem ser comercializados nos estabelecimentos farmacêuticos, citando como exemplo a Farmácia Escola da própria Universidade que descumpre esta regra expondo a venda produtos em contrariedade a esta regulamentação.