Segunda etapa do curso para profissionais do SUS reúne 200 pessoas

Aproximadamente 200 pessoas participaram da capacitação para profissionais da rede pública de saúde, que no segundo módulo do curso abordou o tema “Atenção Farmacêutica ao paciente em diabetes”. Durante dois dias, farmacêuticos e acadêmicos receberam informações acerca da doença e de como tratar usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de maneira “humanizada”. As aulas ocorreram nos dias 23 e 24 de abril, na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande.     Pós-graduado em farmacologia, o palestrante Manoel Hidelbrando de Oliveira enfatizou quais os cuidados que o farmacêutico precisa ter na abordagem e orientação ao paciente. “Não é simplesmente conhecer o medicamento, tem que conhecer e considerar a doença e o paciente”, reforça. Ele defende que o profissional deve proporcionar qualidade de vida à população com a terapêutica utilizada.     Oliveira destaca a importância de abordar o assunto na qualificação. Segundo o palestrante, a doença tem alta incidência na população e o custo do tratamento é elevado. Entretanto, ele pontua que estudos científicos apontam a redução de gastos quando a medicação e o acompanhamento do paciente são feitos adequadamente.     O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, reforça que a intenção da diretoria é que estes módulos tornem-se permanentes. “A capacitação profissional, além de beneficiar a comunidade, aproxima a entidade do poder público pois não estamos apenas fazendo uma cobrança, mas sim, estamos dando ferramentas para que o trabalho seja executado com competência”, destaca.     Para o vice-presidente da entidade, Wilson Hiroshi de O. Uehara, o curso pode ser considerado um sucesso e uma grande oportunidade de contato dos farmacêuticos, principalmente os do interior do estado, com o Conselho Regional de Farmácia. Muitos profissionais trouxeram para a entidade suas reivindicações e sugestões, que serão analisadas com carinho, conforme garantia do diretor. O próximo módulo da capacitação está em fase de elaboração.   Humanização     Grande foco das discussões, a humanização dos serviços públicos foi apresentada como uma forma de melhorar o atendimento e o tratamento da doença. Convidado de honra, o ex-presidente do CRF/MS, Antônio José Paniago Neto, Tonzé, ressaltou que a adoção da prática sempre reverte benefícios ao paciente e aos gestores.