Semana de Assistência Farmacêutica leva qualificação a Maracaju
Maracaju sediou nos dias 05 e 06 de junho a 1ª Semana de Assistência Farmacêutica, realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Os profissionais participaram de palestras para qualificação e discutiram o setor farmacêutico. Diretores do CRF/MS aproveitaram o evento para se aproximar da categoria e discutir a atuação dos profissionais.
Na abertura da solenidade, o farmacêutico Kalil Naban de Barros discorreu acerca da história da vida do farmacêutico Nenê Fernandes, que se confunde com a da farmácia de Maracaju.
Já o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, apresentou um raio-X do setor na cidade, que tem 11 farmácias e drogarias, das quais três ainda estão irregulares. Como contraponto, ele explicou que existem no município 28 profissionais inscritos no CRF/MS e em condição de trabalhar nestes locais.
Abrão demonstrou o vasto campo de atuação profissional e destacou a importância da presença do farmacêutico nos estabelecimentos. Segundo o presidente, o profissional pode averiguar a origem do medicamento, prazo de validade, acondicionamento e escrituração dos controlados.
“O profissional tem que estar presente no estabelecimento e prestar assistência ao paciente. O CRF/MS sempre aborda esta questão porque tanto os profissionais quando a sociedade precisam ter consciência do papel do farmacêutico e dos benefícios que o nosso trabalho traz para a população”, ressalta o presidente.
O vice-presidente do CRF/MS, Wilson Hiroshi, e o enfermeiro Anderson Mareco Malaquias ministraram palestra no tema “O Farmacêutico na Equipe multidisciplinar”, enquanto a tesoureira, Roberta Barbosa Lopes Francisco, falou acerca das doenças endêmicas tuberculose, hanseníase e leishimaniose e, por último, o farmacêutico Adam Macedo encerrou o ciclo de palestras com as legislações que disciplinam o setor de saúde.
A iniciativa partiu do vereador Gilson Marcondes, que fez requerimento em plenário, para proporcionar aos profissionais farmacêuticos e estudantes de farmácia do município, discussões relacionadas à profissão. O prefeito Celso Luiz da Silva Vargas já inseriu a data no calendário oficial do município.