Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos – Vigilâncias Sanitárias

De 13 a 17 de novembro

De hoje (13) até o dia 17 de novembro, todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) é chamado a engajar as diversas frentes de atuação da vigilância sanitária com vistas a promover a conscientização de diversos públicos para a questão da resistência aos antibióticos.

Com o tema “Procure recomendação de um profissional de saúde habilitado antes de tomar antibióticos”, a semana mundial de uso consciente dos antibióticos busca alertar a sociedade para esse recurso precioso. Antes de tomá-los, é importante que as pessoas busquem orientação. Isso não só garante que os pacientes tenham o melhor tratamento; o uso responsável de antibióticos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos.

De que forma a vigilância sanitária pode contribuir para a Semana Mundial de Uso Consciente dos Antibióticos?

Nos meses de setembro e outubro de 2017, a Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias estaduais realizaram videoconferências para discutir as principais estratégias do SNVS para a Semana Mundial de Uso Consciente dos Antibióticos. Dessa forma, algumas ações foram pensadas para serem desenvolvidas de 13 a 17 de novembro de 2017.

Além de distribuir materiais sobre o tema, as coordenações de vigilância sanitária podem planejar ações que chamem a atenção de vários atores para o problema da resistência aos antibióticos e/ou que capacitem profissionais sobre a importância do uso prudente desses medicamentos. Assim, as coordenações de vigilâncias sanitárias podem:

· Organizar eventos ou atividades temáticas no local de trabalho.

· Realizar seminários que abordem o tema a partir de diferentes perspectivas, convidando comunidade, universidade, conselhos profissionais de saúde, gestores de saúde, profissionais da assistência e comissões de controle de infecção.

· Divulgar informações da campanha e mais materiais de mídia social nas contas de redes sociais ou outros meios de comunicação locais.

· Incentivar representantes do governo local, líderes ou formadores de opinião a agir sobre a resistência a antibióticos.

· Promover práticas seguras, como o uso de antibióticos somente se prescritos por um profissional de saúde qualificado e as medidas de prevenção e controle de infecção nos serviços de saúde

· Intensificar ações de fiscalização em farmácias e drogarias visando a venda controlada de antibióticos e o seu acesso por meio de prescrição.

Quer compartilhar sua iniciativa?

Entre em contato com a Anvisa (copes@anvisa.gov.br) e informe o que você e sua equipe têm realizado durante essa semana. Envie textos, fotos e marque em suas publicações com #antibioticresistance. Queremos dar divulgação ao papel importante que a vigilância sanitária tem no enfrentamento da resistência aos antimicrobianos.

As iniciativas serão divulgadas durante a Semana Mundial de Uso Consciente dos Antibióticos e na semana seguinte. Participe!