Seminário discute a qualidade do ensino farmacêutico

Profissionais das regiões Centro-Oeste e Norte estiveram reunidos em Cuiabá (MT) para discutir a qualidade do ensino farmacêutico. O seminário regional foi realizado com objetivo de diagnosticar as potencialidades e pontos críticos das diretrizes curriculares. Os participantes traçaram estratégias de monitoramento da qualidade de ensino. Foram convidados para o evento, os presidentes dos Conselhos Regionais de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do anfitrião, Mato Grosso. Representantes de comissões de ensino dos Regionais e das universidades também participaram do seminário. O resultado da reunião será apresentado em um encontro nacional. De 17 a 18 de outubro, os representantes das entidades participaram de palestras e cursos nos temas: “Realidade do ensino farmacêutico no Brasil”, “A situação do ensino farmacêutico nas regiões Centro-Oeste e Norte”, “Estratégia de monitoramento da qualidade de ensino”, “Potencialidade e pontos críticos das diretrizes curriculares” e “Métodos ativos de ensino e aprendizagem”. O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, participou da reunião e enfatizou a importância de investir na formação profissional e na qualidade do ensino das universidades. Ele explica que algumas universidades apresentam aos acadêmicos bons conteúdos, no entanto, possuem cursos de farmácia no Brasil com menos de 2.500 horas, situação considerada preocupante porque o profissional formado desta forma não possui condições de atuar no mercado. “O CRF/MS já detectou esta deficiência e promove cursos de pós-graduação, que qualificaram muitos profissionais”, completa. Abrão destaca ainda que constantemente a entidade realiza cursos de capacitação, para atualizar os conhecimentos dos farmacêuticos.