Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

SES realiza reunião sobre protocolos de enfermagem em MS

O objetivo é criar rotinas referentes à prescrição de medicamentos e solicitação de exames por parte dos profissionais de enfermagem

O vice-presidente do CRF/MS, Osnei Okumoto, participou de uma reunião nessa terça-feira, 1, na Secretaria de Estado de Saúde para discutir sobre a institucionalização de protocolos de enfermagem.

O objetivo é criar rotinas referentes à prescrição de medicamentos e solicitação de exames por parte dos profissionais de enfermagem nas instituições públicas. Na reunião, estiveram presentes, além do CRF/MS, representantes VISA, Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Estado, Coren-MS, Escola de Saúde Pública, Atenção Básica de Saúde e auditoria do Estado.

“A gente não tem protocolos estaduais. Por isso, seria muito importante construirmos em conjunto esses protocolos que vão nortear a atuação da enfermagem nos hospitais”, ressalta a Coordenadora Estadual de Atenção Básica, Karine Cavalcante.

“É muito importante estarmos inseridos nesse debate, pois entraremos com informações relacionadas à prescrição e dispensação de medicamentos. A Comissão de Saúde Pública do CRF/MS já tem trabalhado sobre esse assunto”, declara o vice-presidente do CRF/MS, Osnei Okumoto.

Cada representante presente na reunião deverá enviar até o dia 15 deste mês sugestões de rotinas dos profissionais de enfermagem para a coordenadoria de atenção básica de saúde. O órgão irá reunir todos os procedimentos, para formatar um documento.