Tabela de remuneração de serviços clínicos farmacêuticos pode ser criada oficialmente
Os conselhos de farmácia seguem trabalhando para ampliar a valorização dos farmacêuticos de todo o Brasil. Durante a Reunião de Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho para discutir e elaborar uma resolução que transformará os serviços clínicos farmacêuticos oferecidos no país.
Isso porque, a estratégia do CFF é instituir uma tabela de remuneração de serviços clínicos na rede privada. A notícia foi muito comemorada pela farmacêutica e presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), Daniely Proença. Ela, que atua na área clínica, afirmou que “é uma forma de valorizar financeiramente os profissionais, pois muitos realizam diversos serviços dentro dos estabelecimentos farmacêuticos e outros em projetos independente. Normatizar uma tabela de remuneração vai garantir o acesso dos farmacêuticos a possibilidade de ganhos e também de mais reconhecimento pelo seu trabalho e por tudo que sempre estão estudando e investindo em conhecimento. Vamos acompanhar e contribuir com esse trabalho, inclusive estamos colocando o CRF-MS a disposição para contribuir”.

Segundo o CFF, um grupo técnico de trabalho com participação de especialistas na área será criado para elaborar a proposta do documento. A ideia é seguir os exemplos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tem a sua tabela de honorários para os advogados, e do Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede pública, a tabela SIA/SUS (antiga Sigtap), estabelece 140 códigos vinculados à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) para o repasse de recursos aos municípios pelos serviços prestados por farmacêuticos.
O envolvimento do setor empresarial e das entidades de classe sindicais também será essencial para o sucesso dessa tabela de remuneração.
A farmacêutica Mayara Siqueira, que atua em Maracaju, interior do Estado, e tem um projeto de serviços farmacêuticos, destaca a boa notícia. “Temos que avançar nessas questões que priorizam a valorização financeira do profissional farmacêutico, pois atualmente buscamos nos especializar cada vez mais em novas atividades, campos de atuação e responsabilidades tornando-se justo converter nosso trabalho em melhores ganhos, pois já conquistamos a sociedade e as pessoas sabem do potencial do profissional farmacêutico em diversas situações que vão da dispensação aos serviços”.

Segundo a presidente do CRFMS, Daniely Proença, que esteve em agenda oficial em Brasília juntamente com a diretora Maria de Lourdes Oshiro, uma reunião para debater ideias que possam contribuir com os trabalhos será agendada em Mato Grosso do Sul reunindo todos os farmacêuticos que atuam nas áreas clínicas e realizam serviços nos estabelecimentos de saúde. As sugestões debatidas serão encaminhadas para o Conselho Federal de Farmácia por meio das conselheiras federais que representam o Estado.
- Aqui no Estado, os interessados em participar dessa reunião sobre tabela de remuneração de serviços farmacêuticos já podem deixar o contato no WhatsApp (67) 99844-9371.
Assista o vídeo que traz um resumo da Reunião de Plenário do Conselho Federal de Farmácia de janeiro, momento em que se discutiu o avanço nos trabalhos da tabela de remuneração dos serviços clínicos.