Tática de popularização aumenta venda de Viagra até 39% em três meses
O consumo de Viagra teve um alto crescimento no Brasil. Este ano, no segundo semestre, a venda do medicamento registrou elevação de 39% em um intervalo de três meses.
O fato aconteceu imediatamente após a fabricante do produto, a Pfizer, adotar medidas que popularizaram economicamente a pílula azul contra os laboratórios concorrentes.
O medicamento chegou ao mercado há mais de 10 anos. Já este ano, em abril, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a quebra da patente do produto a partir de junho - permitindo assim que o princípio ativo pudesse ser produzido, também, por outros laboratórios.
Dez dias antes de a decisão do STJ entrar em vigor, ainda em junho, a Pfizer anunciou redução de 50% no preço da fórmula e, ainda, o lançamento de uma embalagem com somente um comprimido. O valor passaria a ser de R$ 15, em média, por comprimido.
Em geral, à época, o preço mais baixo do produto era de R$ 46,04 - em uma embalagem com dois comprimidos.