Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Transporte da insulina: como o paciente deve fazer o transporte da insulina

Farmacêutico: saiba como orientar os pacientes sobre a forma correta de transportar o medicamento.

Em relação ao diabetes, um dos principais papéis dos farmacêuticos é orientar o paciente que vive com a doença no gerenciamento do autocuidado. Além de alertar para o uso correto de medicações e equipamentos, como glicosímetros e dispositivos para a aplicação de insulina (canetas e seringas), esse profissional também deve explicar a forma correta de transportar medicamentos.

Segundo informação divulgada por meio do portal Diabetes Farma, o transporte adequado da insulina oferece a ação biológica correta desse hormônio. No entanto, transportar esse medicamento de forma errada pode impactar negativamente em seu funcionamento e até oferecer riscos ao paciente.

Nesse sentido, as orientações são: se caso for viajar e a insulina já estiver aberta (em uso), o ideal é transportá-la em temperatura ambiente, desde que não ultrapasse 30 graus. O usuário deve ficar atento às mudanças bruscas nas temperaturas, por isso, a forma mais indicada de transporte é por meio de uma bolsa térmica adequada, evitando assim que ela ultrapasse essa recomendação.

Já em caso da insulina não ter sido aberta (quando está lacrada) o transporte deve ser realizado por meio de uma bolsa térmica adequada, com gelo, para que seja mantida uma temperatura de 2 a 8 graus. É importante lembrar que o frasco ou refil de insulina não podem estar em contato direto com o gelo, a fim de evitar que o hormônio seja congelado.

Outras recomendações:

Algumas recomendações também são relacionadas aos lugares que nunca devem ser usados como meio de transporte da insulina, como, por exemplo: porta-luvas ou bolsas não térmicas, pois, são ambientes com temperaturas elevadas.

Transporte no avião:

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda que em viagens de avião, a insulina deve ser transportada sempre na bagagem de mão. A entidade ainda ressalta que mesmo em voos de longa duração, a substância não deve ser nunca congelada.

Transporte no ônibus:

Em relação a maneira adequada de transportar insulina em ônibus, a indicação publicada no portal é por meio de uma bolsa térmica, pois, esse produto pode manter a temperatura da insulina por mais tempo, evitando riscos de danificar sua ação biológica.

Nunca exponha os frascos de Insulina ao sol ou a temperaturas maiores que 30 graus.

Em hipótese alguma, congele um frasco de Insulina para transportar. O ideal é que o medicamento fique sempre em temperaturas baixas, porém sempre acima de 2ºC.

Durante o Transporte da Insulina, não a exponha a ambientes muitos quentes, como porta-luvas ou bolsas não térmicas.