Tratamento que dissolve a gordura não funciona
Spas americanos oferecem tratamento falso que promete dissolver gordura. No Brasil, medicamentos são comercializados pela internet e oferecidos em clínicas de beleza.
O tratamento oferecido por spas não elimina gordura e as empresas devem parar de afirmar que sim, diz a FDA. A Federal Drug Administration, o órgão governamental que regula a aprovação e o uso de remédios nos Estados Unidos, se pronunciou contra o tratamento oferecido com nomes como
lipodissolve,
mesoterapia,
lipozap,
lipoterapia e
lipólise injetada.
Todos envolvem injeções com drogas que não foram testadas ou aprovadas pelo governo.
Algumas das empresas são: Monarch Medspa, Spa 35, Medical Cosmetic Enhancements, Innovative Directions in Health, PURE Med Spa e All About You Med Spa.
A FDA também advertiu uma empresa brasileira que vende remédios para esse tratamento em dois sites na web: zipmed.net e mesoone.com. A agência disse ainda que vai notificar as autoridades brasileiras a respeito do assunto e que emitiu um alerta contra a importação das drogas.
Medicamentos, mesmo proibidos desde 2003, são comercializados pela internet e oferecidos em clínicas de beleza no Brasil.
A fosfotidilcolina era, originalmente, usada para tratamento de embolia gordurosa, mas, segundo a Anvisa, não há informações sobre a segurança do produto na dissolução de gorduras localizadas e, por isso, o uso e a fabricação foram proibidos em 2003.
Já o desoxicolato de sódio, que age da mesma forma, pode ser encontrado na composição de alguns remédios, mas não tem autorização para uso estético, de acordo com a agência.
"A ação era a mesma, mas ele provocava mais reações, como dor e inchaço", diz a dermatologista Andréia Moreira, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.