Vacinação contra gripe comum e Influenza A começam em maio
O público-alvo inclui idosos, indígenas, crianças de 6 meses até 2 anos, grávidas e profissionais de saúde
A campanha nacional de vacinação contra a gripe comum será feita entre os dias 5 e 25 de maio. A vacina utiliza as três cepas de vírus que mais circularam no país no ano anterior. No mesmo período a campanha vai imunizar também contra a Influenza A(H1N1) – gripe suína.
O público-alvo da campanha de vacinação de gripe comum inclui idosos (a partir de 60 anos), população indígena, crianças de 6 meses até 2 anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.
O Ministério da Saúde informou que, apesar dos casos de infecção e morte por H1N1 registrados nas regiões Norte e Nordeste em pleno verão brasileiro, não há previsão de antecipação da campanha.
Dados do Ministério indicam que, no ano passado, cerca de 25 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe comum. Em 2011, assim como este ano, quem recebeu a vacina também ficou imunizado contra a gripe suína.
Recursos para campanhas de vacinação – Uma portaria do Ministério da Saúde definiu R$ 81 milhões da União para financiar campanhas de multivacinação e de imunização contra a influenza sazonal e a raiva animal, este ano.
Os recursos destinados à Campanha de Multivacinação vão financiar a Campanha Nacional contra Poliomielite, a de atualização do esquema vacinal das crianças menores de 5 anos de idade e o monitoramento rápido de coberturas para avaliação da situação vacinal de pessoas nessa faixa etária.
A definição dos recursos a serem alocados nas secretarias estaduais de Saúde e nos municípios deverá ser pactuada na Comissão Intergestores Bipartite e informada ao Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, em até 30 dias.