Vice-presidente do CRF/MS é fonte de entrevista sobre terapia com células-tronco; assista por aqui
O mundo acompanhou, maravilhado, a notícia sobre o tratamento pioneiro, revolucionário e bem-sucedido do polonês Darek Fidyka. Paralítico da cintura para baixo, havia anos, desde que recebeu várias facadas na coluna, ele voltou a andar (ainda conta com a ajuda de um andador), depois que passou por um tratamento à base de células-tronco.
O tratamento cirúrgico, realizado no Hospital Universitário Wroclaw, na Polônia, em parceria com pesquisadores da Universidade College de Londres, consistiu no transplante de células nervosas responsáveis pelo olfato para a sua medula espinhal. O sucesso da terapia traz novas esperanças ao tratamento com células-tronco. No início do ano 2000, ele foi alardeado como a maior alternativa para a cura de doenças, inclusive de lesões na coluna. Os anos se passaram e o otimismo sofreu um freio.
A terapia com células-tronco é o tema da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, nesta quarta-feira (19.11.14), com início, às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da estatal EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista, com nova edição, será transmitida, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o País, e liderada pela “Agência Radio Web”.
O entrevistado é o farmacêutico sul-mato-grossense DR. OSNEI OKUMOTO. Especialista em Biologia Molecular e Celular, atuou na captação de sangue de cordão umbilical para a extração de células-tronco para o tratamento de medula óssea. DR. OSNEI OKUMOTO foi Diretor da Hemorrede Pública do Mato Grosso do Sul, quando iniciou a implantação, no órgão, do banco de cordão umbilical. Atua na Câmara Técnica de Saúde do Tribunal de Justiça do seu Estado e integra a Comissão de Legislação e Regulamentação do Conselho Federal de Farmácia. É Vice-Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul.
A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.
A entrevista pode ser ouvida pelo rádio (Ondas Curtas), pela Internet (acesso pela página do Conselho Federal de Farmácia) ou pela parabólica. Para acompanhar a entrevista, clique
aqui.