Vice-presidente do CRF/MS ministra curso sobre o papel do farmacêutico no SUS a acadêmicos

O papel do farmacêutico no SUS, foi o tema do mini-curso ministrado pelo vice-presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia), Wilson Hiroshi, aos acadêmicos de farmácia durante a XV Jornada Acadêmica Farmácia da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), no dia 20 de agosto. A proposta do curso foi apresentar aos alunos, as áreas de atuação farmacêutica no SUS (Sistema Único de saúde), assim como a importância e benefícios da farmácia hospitalar, a atuação da vigilância sanitária, e o crescimento do espaço farmacêutico nos hospitais públicos. Houve muito progresso no setor. Há aproximadamente 10 anos, os investimentos nas farmácias hospitalares aumentaram o que fez crescer o número de remédios disponíveis. Ações como esta, geram grande economia de recursos financeiros e expandem a atuação farmacêutica, explica Hiroshi. Porém, o palestrante destaca que para atuar nesse promissor segmento, é importante que o profissional se especialize. O aluno não sai da universidade preparado para administrar compras, estocagem e detalhes relacionados à administração de uma farmácia hospitalar. O mercado necessita de profissionais versáteis e preparados para assumir esse segmento cada vez mais crescente. Hiroshi também abordou durante o curso, questões como o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), uma equipe multiprofissional, formada por nutricionista, educador físico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, pediatra, acupunturista e que agora agrega o profissional farmacêutico, para dar apoio à equipe do Programa de Saúde da Família, formado por dentista, enfermeira, médico, agentes comunitários de saúde. A palestra também abordou a necessidade de farmacêuticos capacitados nas prefeituras, principalmente do interior, para organizar o ciclo da assistência farmacêutica (seleção, programação, compras, armazenamento distribuição, prescrição e dispensação de medicamentos).