Zinco pode ser usado para tratar resfriados, diz estudo
Um estudo publicado no site Cochrane Reviews afirma que a administração de zinco até um dia depois do início dos sintomas do resfriado acelera a recuperação. A substância também pode ajudar na prevenção dos resfriados, afirmam os autores do estudo, que inclui informações de 15 testes feitos com 1.360 pessoas.
Segundo os autores do estudo, o zinco pode encobrir os vírus do resfriado e impedi-los de entrar no organismo por meio da mucosa do nariz. O zinco também impediu a duplicação do vírus, pelo menos nos testes de laboratório, além de ter auxiliado o sistema imunológico e reduzido as reações desagradáveis do corpo à infecção.
Os 15 testes realizados no estudo usaram diferentes dosagens e períodos de medicação, impossibilitando um consenso sobre o uso do zinco contra resfriados. Além disso, o artigo afirma que o zinco não pode ser usado no longo prazo, devido ao risco de intoxicação. Grandes quantidades da substância podem causar náusea, vômitos, dores abdominais e diarreia.
Os especialistas afirmam que é necessário pesquisar mais para determinar a dose exata requerida no tratamento.
Estima-se que adultos peguem de dois a quatro resfriados por ano, enquanto crianças podem pegar até dez. Os vírus responsáveis pela doença são tão comuns que não há muito a se fazer para combater a infecção.
Os vírus do resfriado podem ser contraídos não somente por meio da tosse e dos espirros de outras pessoas, mas também ao tocar superfícies contaminadas, como maçanetas. Ainda não existe um tratamento comprovado contra a doença.